sábado, 23 de fevereiro de 2013

Fernando Meirelles

fernandom2Fernando Meirelles: depois de explodir com Cidade de Deus e de fazer dois grandes filmes nos Estados Unidos, um dos diretores brasileiros mais conhecidos no Exterior resolveu mudar radicalmente de temática. Deixará para trás a “seriedade” de The Constant Gardner e de Blindness – a ousada e um tanto polêmica adaptação para os cinemas de um dos principais romances de José Saramago – para se abraçar a um filme bem mais despretensioso. A dúvida é sobre duas informações que parecem desencontradas (ou não, como diria Caetano): de que em 2009 ele filmaria o livro de Jorge Furtado Trabalhos de Amor Perdidos e que, também, filmaria “uma comédia sobre adolescentes”, na palavra do diretor durante entrevistas em Dubai no final de 2008. A questão é se as duas idéias se tratam de um mesmo projeto ou seriam dois filmes diferentes um do outro. Vai saber?
Durante o lançamento de Blindness em Dumbai, em dezembro de 2008, Meirelles disse que seu próximo filme, já com roteiro, “será singelo, esperançoso e divertido”. Algo que casa com a adaptação que Jorge Furtado faria de seu próprio livro para os cinemas – uma encomenda de Meirelles. Se realmente for este o projeto do cineasta este ano, daí deve sair algo muito, muito bom. Afinal, Jorge Furtado é um dos grandes nomes criativos do cinema brasileiro e a dupla dele com Meirelles parece perfeita.
Trabalhos de Amor Perdidos é baseada na obra de William Shakespeare e conta a história de um brasileiro que ganha uma bolsa para estudar a obra do dramaturgo inglês com outros estudantes do mundo todo. Entraria aí um divertido elemento de multiculturalidade, cada vez mais em evidência atualmente. A história se passaria em Nova York e Londres. Parece uma história interessante para se contar/ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário