sábado, 23 de fevereiro de 2013

Walter salles

waltersalles2Walter Salles: o diretor que nos levou ao Oscar com Central do Brasil e depois estreou no cinemão hollywoodiano com o pouco respeitado Dark Water, volta a trabalhar em um projeto internacional importante. Antes, claro, ele voltou para as suas raízes, filmando Linha de Passe – produção que concorreu a Palma de Ouro em Cannes em 2008 e que rendeu o prêmio de melhor atriz para Sandra Corveloni no festival francês. Linha de Passe, vale citar, ainda ganhou três importantes prêmios no Festival de Havana, em Cuba. Mas vamos ao seu passo seguinte: On the Road, adaptação de uma das obras-símbolo do escritor beatnik Jack Kerouac. O curioso é que o nome de Salles foi aprovado pelo produtor Francis Ford Coppola em 2005 e, até agora, pouco se sabe do projeto.
O certo é que o roteiro estaria a cargo de Jose Rivera, responsável pelo texto de projetos como Diarios de Motocicleta e Trade. Considerado “em produção”, o filme originalmente seria lançado este ano, mas parece parado no tempo. Quer dizer, quase. Uma notícia da CNN.com de outubro de 2008 atualizava o público sobre o projeto. Segundo o texto, Salles estava se preparando para começar a filmar a história contada por Kerouac conforme ela é narrada e, paralelamente, ele iria produzir um documentário sobre o movimento Beat, incluindo entrevistas com os escritores e demais pessoas que participaram do movimento e da obra de Kerouac e que continuam vivos. Um verdadeiro projeto 2 em 1. Segundo a CNN.com, Salles começaria a filmar no nosso outono.
Mas um detalhe: além de Linha de Passe e agora de On the Road, Walter Salles se envolveu em dois projetos coletivos. O primeiro, em 2007, celebrava os 60 anos do Festival de Cannes. Salles foi um dos 35 cineastas que produziu um curta de 3 minutos para o filme Chacun son Cinema (A Cada Um Seu Cinema) para o festival. No ano passado ele fez parte de Stories of Human Rights, que comemorava os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Salles e Daniela Thomas foram dois entre os 25 cineastas escolhidos para fazer parte do projeto com curtas-metragens.


Nenhum comentário:

Postar um comentário