sábado, 23 de fevereiro de 2013

José Padilha

josepadilha2José Padilha: depois de consagrar o seu Tropa de Elite (Elite Squad para o mercado internacional) vencendo o Leão de Ouro como melhor filme no Festival de Berlim de 2008 – um dos 19 prêmios que o filme conseguiu -, José Padilha apresenta no mesmo festival, este ano, o documentário Garapa. O filme trata de um tema fundamental atualmente (na mesma medida que a questão energética): a fome. Filmado em preto-e-branco, Garapa segue por um mês a rotina de três famílias cearenses que estão (usando o termo politicamente correto) em situação de “insegurança alimentar grave”.
Em outras palavras, vivem na miséria e, muitas vezes, passam fome. O filme está fazendo sua estréia mundial justamente agora, enquanto escrevo estas linhas, na mostra Panorama do festival alemão. Mas este é um projeto acabado do diretor, que voltou às suas raízes de documentário depois do sucesso de Tropa de Elite. Um movimento de “retorno à casa” feito antes por figuras como Walter Salles. Só que tão importante quanto saber o que ele fez em seguida do sucesso é olhar qual será seu próximo passo.
O estúdio Universal Pictures contratou José Padilha para filmar o roteiro baseado na última obra do escritor Robert Ludlum, responsável pela trilogia que levou Jason Bourne para os cinemas. Definitivamente não é pouca responsabilidade – e nem uma oportunidade pequena. O projeto se chama The Sigma Protocol e está previsto para ser lançado em 2010. Levando em conta o estilo do diretor brasileiro, a história recheada de perseguições e no melhor estilo “intriga internacional” deve lançar definitivamente Padilha no cenário internacional. Como o projeto está em pré-produção, mais especificamente na fase de tratamento do roteiro, ainda não se sabe quem serão seus protagonistas.
O que já sabemos é que o roteiro está sendo assinado por Matt Holloway e Art Marcum (responsáveis por Iron Man e Punisher: War Zone). Nada mal, hein? O estúdio divulgou que a última obra de Ludlum será “atualizada” pelos roteiristas, aproveitando o clima econômico atual para transformar o protagonista em um especialista em economia de eventos catastróficos.
Publicações internacionais também apontam Padilha como o diretor de outras duas produções hollywoodianas: A Willing Patriot e Marching Powder. O primeiro é uma produção da Warner que narra a história de um agente federal dos Estados Unidos que investiga uma rede de terroristas que estaria atuando na fronteira do Brasil, Paraguai e Argentina. A Willing Patriot deve chegar aos cinemas também em 2010. Marching Powder, baseado em uma história real, conta a história de um traficante de droga britânico que acabou preso na Bolívia acusado de promover turismo ilegal para estrangeiros naquele país. Don Cheadle é um dos nomes apontados para trabalhar neste segundo projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário